Comércio na Paraíba cresce em junho, aponta Fecomércio

O comércio varejista ampliado (que inclui as atividades de concessionárias de veículos e materiais de construção) na Região Metropolitana de João Pessoa teve 1,55% de crescimento nas vendas em junho em comparação com o mês anterior, na série sem ajuste sazonal. Todas as atividades que apresentaram taxas de variação positivas obtiveram resultado acima do índice geral do setor, com destaque para calçados (40,43%) e vestuário (29,76%). O estudo foi realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP).

“Esse bom desempenho foi provocado, em parte, pelas liquidações oferecidas pelos lojistas que, atreladas às festas juninas típicas da Região, Dia dos Namorados e aos saques em contas inativas do FGTS, elevaram as vendas nesses segmentos”, apontou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

Na comparação junho 2017/2016, o varejo apresentou um crescimento de 4,37%. Apesar do resultado positivo, a metade dos ramos acompanhados registraram valores negativos. As reduções mais expressivas ocorreram nas autopeças e acessórios para automóveis (-9,37%) e combustíveis (-5,17%).

Já na avaliação do primeiro semestre de 2017, o Comércio Varejista da Região Metropolitana de João Pessoa apontou, em valores reais, taxa de variação negativa de 2,45% nas vendas acumuladas, comparando o mesmo período de 2016.