Cônsul Argentino reúne empresários paraibanos e trade turístico em reunião na capital

Na última semana, o Cônsul Geral da Argentina em Recife, Alejandro Lastra, ofereceu a autoridades empresariais e do trade turismo da Paraíba um almoço de negócios para estreitamento de relações entre os dois destinos. Desde 2017, há um voo direto entre João Pessoa e Buenos Aires, o que contribuiu com um fluxo maior de turistas nas duas localidades, um intercâmbio cultural e aumento da economia.

Na ocasião, estavam presentes: o Chefe da Seção Comercial e Promoção de Investimentos do Consulado, Ronal Bezerra; o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros; o vice- presidente da Federação das Indústrias da Paraíba e Diretor da Coteminas, Magno Rossi; o diretor do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim; a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino; a presidente da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH), Manuelina Hardman; o presidente da Associação dos Atacadistas da Paraíba e Região Nordeste, Zezé Veríssimo, o superintendente da Associação de Supermercados, Damião Evangelista e o Deputado Estadual, Lindolfo Pires.

No ano passado, foi firmada a criação da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Argentina da Paraíba, em visita do embaixador argentino, Carlos Margariños ao Estado. Para o cônsul argentino, Alejandro Lastra, este encontro veio reafirmar a proposta. “O objetivo agora é incrementar os negócios de forma gradual e sustentável, para facilitar a vinda e ida de produtos dos mais diversos setores”, afirmou.

O presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, ressaltou o acentuado desenvolvimento do Estado nos mais diversos setores e que o cenário mudou na indústria, no comércio, nos serviços, no turismo e até na área tecnológica. “Em um ato histórico, comemoramos a criação da Câmara do Comércio Argentina Brasil / Paraíba”, destacou Medeiros. Em novembro acontece a posse do presidente da Câmara, eleito por unanimidade, Zezé Veríssimo.

O presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, fez a entrega do documento, que criou e dá personalidade jurídica à Câmara, ao Cônsul Argentino, Alejandro Funes Lastra.

Importante criação
O Presidente da Fecomércio Paraíba lembrou que “há cerca de 10 anos era impensável a presença de tantas entidades para um evento como este. Entretanto, com o acentuado desenvolvimento do nosso Estado, nos mais diversos setores – desde o industrial, comercial, serviços, turismo até tecnológico – a situação mudou radicalmente, de forma que, hoje, num ato histórico, anunciamos com satisfação a importante criação da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Argentina da Paraíba, com personalidade jurídica”.
O vice-presidente da Fiep, após concordar com os acertos sobre a posse do presidente da Câmara, a se realizar no auditório da entidade das Indústrias, em Campina Grande, disse que “é importante estarmos aqui neste momento de grandes definições no tocante a diretrizes destinadas a incrementar os negócios entre a Paraíba e Argentina”.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, que representou o Governo do Estado, disse que “a Câmara Empresarial chega num momento promissor para a Argentina e a Paraíba, pois após muitas negociações com a Gol, o Governador Ricardo Coutinho aceitou reduzir o ICMS sobre o querosene de avião, para a criação do primeiro voo internacional da Paraíba que, em um ano, conseguiu aumentar o fluxo de passageiros, de ida e de volta, entre João Pessoa e Buenos Aires, em cerca de 600%”.

Fonte: Edson Verber com Ascom Fecomércio-PB