Pequenos negócios geraram 53% das vagas de empregos em maio na Paraíba

Os pequenos negócios foram responsáveis por 53% dos empregos gerados na Paraíba no mês de maio de 2019. O levantamento foi feito pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Conforme os dados, das 683 novas vagas, 359 foram preenchidas pelas micro e pequenas empresas. As demais foram geradas pelas médias e grandes empresas, neste caso 319, e cinco pela administração pública.

 

O levantamento também indica que as micro e pequenas empresas do setor de serviços foram as principais responsáveis pela criação de novas vagas de emprego, com 201. Também se destacaram a indústria de transformação, que criou 137 vagas, e a construção civil, segmento em que foram abertos 109 postos de trabalho.

Cidades que mais geraram vagas

Em relação aos municípios, os dados indicam que os principais geradores de vagas no mês de maio, no universo dos pequenos negócios, foram Pedras de Fogo (147), Sousa (124), Alhandra (119), João Pessoa (44) e Conceição (33).

Os números do Caged também indicam um bom desempenho dos pequenos negócios no acumulado do ano. Segundo o levantamento, de janeiro a maio de 2019, as micro e pequenas empresas geraram 1.654 vagas de emprego, enquanto as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo de 8.601 postos de trabalho.

Fonte: G1 Paraíba