Quatro cachaças paraibanas vencem prêmio nacional

As cachaças paraibanas Ipueira, W! Exclusive Cristal, Matuta Single Blend e Triunfo Jequitibá foram premiadas, cada uma em sua categoria, durante a Concurso Nacional Expocachaça 2020, principal evento do setor do Brasil. As cachaças foram produzidas no município de Areia.

 

A cachaça Ipueira foi premiada na categoria ‘Madeiras Estrangeiras’, enquanto a W! Exclusive na categoria Branca ‘Destaque Sensorial’, Matuta Single Blend foi reconhecida na divisão ‘Madeiras Brasileiras’, assim como a Triunfo Jequitibá.

De acordo com informações da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), a Paraíba é o maior fabricante de cachaça de alambique do país, possui 80 engenhos que juntos fazem 12 milhões de litros por ano. Os dados apontam, ainda, que a Paraíba possui 30 engenhos que produzem e engarrafam cachaça e outros 50 apenas produzem a bebida, vendendo a outras marcas.

Esse não é o primeiro destaque recebido pela cidade de Areia. Em 2018, a Paraíba foi destaque no Ranking Cúpula da Cachaça, que elegeu as melhores cachaças brancas do Brasil em 2018.

 

Fonte: Turismo em Foco com Ascom Fecomércio PB