Desfile do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PB celebra a Independência do Brasil

 

Milhares de pessoas estiveram no Centro de João Pessoa nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, para prestigiar o tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC Paraíba, mais uma vez, esteve presente, apresentando ao público um pouco das ações que realiza e dando exemplo de cidadania.No total, foram cerca de 350 componentes em marcha, entre funcionários, alunos, crianças, usuários e beneficiários pelas ações das entidades, divididos em 19 pelotões.

“É uma grande satisfação que o Sistema possa participar do desfile em comemoração à pátria, pois é uma demonstração de agradecimento ao nosso país”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros. “Espero que as três instituições continuem colaborando, cada vez mais, com o desenvolvimento da nação e do estado”, concluiu.

A concentração aconteceu às 7 horas, na Avenida Getúlio Vargas, de onde os participantes saíram pela Duarte da Silveira. A Fecomércio, atuante na defesa dos interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, participou do desfile com faixas que identificavam a missão da instituição. Já o Sesc colocou na avenida os trabalhos desenvolvidos nas suas cinco vocações: Educação, Saúde, Assistência, Lazer e Cultura. Além disso, destacou as atividades ligadas à preservação do Meio Ambiente, como reciclagem, coleta seletiva e o Viveiro de Plantas Nativas no Sesc Gravatá.

“Participar do desfile é uma forma do Sesc apresentar, através dos seus programas e atividades, aquilo que ele prepara com carinho para toda a população e, principalmente, demonstrar seu compromisso de honrar a pátria”, afirmou a diretora regional do Sesc Paraíba, Mônica Barros.

O desfile teve continuidade com a apresentação dos pelotões do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, reconhecido pela missão de educar profissionais para o mercado de trabalho. A entidade destacou a sua participação na Copa de 2014, através da realização de capacitações nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Saúde, Imagem Pessoal, Idiomas e muitos outros. Além disso, a instituição mostrou aos cidadãos paraibanos as atividades do projeto Jovem Aprendiz, os cursos técnicos e profissionalizantes, as ações na área de Educação Ambiental e, ainda, os cursos realizados por todo o estado através das Unidades Móveis.

Segundo a diretora de Educação Profissional do Senac, o desfile é um momento cívico, que deve ter a participação e o envolvimento de toda a população. “Participar do desfile é uma forma de exercer a cidadania, o patriotismo e de refletir sobre a pessoa enquanto brasileiro e o quanto tivemos de conquistar em relação aos nossos direitos e deveres”, observou.

O desfile do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC Paraíba foi encerrado com uma apresentação de todas as carretas móveis mantidas pelo Sesc e pelo Senac, a exemplo do BiblioSesc, OdontoSesc, Banco de Alimentos e carretas de Imagem Pessoal, Informática e Turismo e Hotelaria. Através dessas unidades, o Sistema consegue alcançar todos os cidadãos, do litoral ao sertão, e contribuir com o desenvolvimento do país e do estado.