Sistema Fecomércio comemora participação no Festival de Turismo de João Pessoa

Festival de Turismo de João PessoaMostrar os atrativos turísticos da região e apresentar o que a Paraíba tem de melhor. Com esse objetivo, o I Festival do Turismo de João Pessoa recebeu cerca de seis mil pessoas durante os dias 23, 24 e 25 de setembro. O Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC Paraíba esteve presente, expondo as ações da instituição, que tem contribuído para fomentar o comércio de bens e serviços em diversos segmentos do mercado.

O festival aconteceu na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes e congregou representantes do setor de turismo, hotelaria e gastronomia. Três eventos paralelos integraram a programação, a exemplo da 1ª Feira do Turismo de João Pessoa. No espaço reservado ao Senac, foram divulgados os serviços e produtos, como a demanda de cursos de formação e qualificação profissional. No stand Senac na Copa, Paraíba no Mundo, os visitantes tiveram acesso a folders com informações a respeito das programações em andamento e conheceram mais publicações, como as revistas do Senac Nacional e da Fecomércio Paraíba.

O Sesc apresentou as atividades que realiza na área do turismo, em especial o Turismo Social desenvolvido pela entidade. Além do banner expositivo, a equipe distribuiu material sobre excursões e passeios. O programa busca desenvolver a prática do turismo social com uma preocupação em educar e promover lazer, conhecimento e cultura sobre diversas localidades do nordeste brasileiro, com um olhar diferenciado para o estado paraibano.

O 1° Fórum do Turismo de João Pessoa também foi destaque no festival. Voltada para representantes do trade turístico e estudantes, a iniciativa levantou temas como estratégias e oportunidades geradas com a Copa do Mundo de 2014. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, compôs a mesa do primeiro painel de debate. Célio Vieira, membro do Comitê Técnico Nacional do Sebrae 2014, também debateu o assunto com os participantes do Fórum. Um workshop, destinado a agentes de viagens, representantes de hotéis e de secretarias de turismo, marcou o primeiro dia do Festival e teve a intenção de fomentar negócios entre empresas de turismo.

O I Festival do Turismo de João Pessoa foi uma iniciativa da operadora classe A, Editora Sophistiqué e Convention Boureau de João Pessoa e contou com a participação de instituições como a Fecomércio Paraíba, empresas locais e nacionais e ainda dos órgãos de turismo dos governos da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. A ação teve ainda apoio da PBTur, da Prefeitura de João Pessoa e Associação de Agências de Viagem da Paraíba (Abav-PB).

“Trata-se de uma oportunidade de negócios no segmento de hotelaria e turismo. Não é a toa que mais de cinco estados estiveram presentes para mostrar os equipamentos que disponibilizam quanto ao setor turístico, além do mercado local. Portanto o festival é um importante instrumento para facilitar a comercialização”, destacou o gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena.

No discurso de abertura, a presidente da PBTur ressaltou que o festival deve gerar mais visibilidade a Paraíba e convocou todos a unirem as forças para o crescimento do turismo local. “Agradeço a todos que se mobilizaram para a concretização do evento, que veio para promover a integralização de negócios no segmento”, frisou.

Apresentar aos nordestinos, principalmente aos turistas paraibanos, as belezas locais como a Serra Catarinense e as festas locais foram os motivos que impulsionaram o governo de Santa Catarina a expor seus atrativos no Festival do Turismo de João Pessoa. Para Flávio Agustini, da secretaria de turismo do estado catarinense, a região está de portas abertas para os turistas do Nordeste. “Temos muitos atrativos e pudemos divulgá-los aqui. A parceria também visa a levar o nosso povo a visitar a Paraíba e outros lugares lindos desta região”, revelou.