Turismo responde por 6% dos empregos no Brasil

V Semana de Turismo no Congresso NacionalO presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, representou a entidade na V Semana de Turismo no Congresso Nacional, que aconteceu na última semana. Na ocasião, Sampaio apresentou alguns números positivos para demonstrar a importância socioeconômica do setor. “As atividades turísticas foram responsáveis por 5,9 milhões de postos de trabalho formais no ano de 2007, o que equivale a 6,2% do total da economia brasileira e a 10,1% do setor de serviços; o setor de alimentação destacou-se com 2,9 milhões de empregos (50% do total); e os serviços de alojamento foram responsáveis por 350 mil empregos”, informou.

Entre 2003 e 2007, a elevação nos postos de trabalho foi de cerca de 10%, acompanhando o resultado da economia brasileira que registrou, no mesmo período, aumento de 12% no nível de emprego.


Sampaio chamou atenção para a importância que o turismo tem na geração de empregos. “O turismo é responsável por de 6% a 8% do total de postos de trabalho no mundo e que, para isso, demanda um investimento menor do que outras das atividades econômicas.”  Ressaltou, ainda, a importância para o Sistema Comércio da capacitação de trabalhadores do setor, inclusive para atender a demanda que virá com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Aceitamos os convites feitos pelo governo, para trabalhar em parceira na formação de profissionais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, afirmou o empresário, referindo-se à iniciativa do ministro do Turismo, Gastão Vieira, de fazer do Senac o principal parceiro do Ministério para a qualificação profissional para a Copa.


Fonte: CNC com Ascom da Fecomércio Paraíba