Certificação Digital é obrigatória para uso do Conectividade Social

Sistema da Caixa irá funcionar somente online e certificado digital será obrigatórioAs empresas que utilizam os serviços do Conectividade Social, canal de relacionamento entre as empresas e a Caixa Econômica Federal (CEF), terão que utilizar a certificação digital como única forma de acesso ao sistema. Entram no grupo todas as empresas e pessoas físicas que realizam depósitos mensais para os funcionários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo o cronograma disposto no site do Conectividade Social, a migração das empresas ao novo sistema acontece aos poucos. A próxima leva será de micro e pequenas empresas com até cinco empregados que tenham o 1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 2, cujo prazo termina em 5 de outubro. Até o fim de 2011, todas as empresas deverão ter emitido seus certificados para utilizar o sistema.

Até o momento, o acesso também pode ser feito pelo aplicativo no site da Caixa. Com a certificação digital, que leva segurança e agilidade nos processos, o acesso ao canal continua gratuito e passa a ser exclusivamente online, eliminando a necessidade de instalação de softwares para transmissão de arquivos de FGTS, por exemplo.

O certificado digital é a identidade do empresário ou pessoa física em transações na internet. Com validade de um ou três anos, conforme opção no ato da compra, seu uso é obrigatório em diversas atividades, entre elas, a emissão de nota fiscal eletrônica e a declaração do imposto de renda junto à Receita Federal do Brasil.

Em parceria com a Certisign, a CNC oferece a emissão de certificados digitais por meio de Autoridades de Registro e Pontos de Atendimento em todo País. Na Federações do Comércio  da Paraíba funcionam  um ponto de atendimento para a emissão de certificados digitais. Os interessados devem se dirigir ao posto que fica na Rua Desembargador Souto Maior, 281, no Centro de João Pessoa. Mais informações também podem ser obtidas através dos telefones (83)3208-3113 e 3241-2872.

Fonte: CNC com Ascom da Fecomércio Paraíba