ICEC: Contratação de fim de ano mantém estável confiança dos empresários

A expectativa positiva em relação às vendas de fim de ano e o aumento na contratação temporária de funcionários garantiram a estabilidade da confiança dos empresários em setembro, que variou apenas 0,1% em relação a agosto, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Apesar da projeção otimista para esses fatores, o ICEC revelou um recuo de 0,3% no subitem que mede a confiança do empresariado na economia do País. Segundo os técnicos da Divisão Econômica da Confederação, esse recuo mostra que o cenário de desaceleração da economia já pode ser sentido no comércio.

"Mesmo com a piora do cenário, o índice manteve a estabilidade devido a um aumento na expectativa de contratação (+1,1%), com a proximidade do Natal, e a uma melhor percepção em relação às condições atuais do setor (+1,0%), que ainda refletem efeitos defasados da baixa taxa de desemprego na economia", afirma o economista da CNC João Felipe Araújo.

Fonte: CNC