INPES

Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba

Imagem: Relatório com gráficos referentes a uma pesquisa

Missão

Planejar, desenvolver e executar projetos de pesquisas objetivando proporcionar informações com alto grau de confiabilidade e qualidade de modo que possa auxiliar os empresários e a população de modo geral a tomar decisões estratégicas baseadas nas tendências do mercado.

Objetivo

Fundado oficialmente no dia 11/08/1999 com o objetivo de estudar o mercado e suas tendências de modo que possa planejar e executar projetos de pesquisas que atendam as demandas nas áreas econômica e social.

Trabalhos realizados

O INPES produz  mensalmente as pesquisas abaixo, assim como realiza pesquisas temáticas – Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e como também, pesquisas nas áreas econômicas e sociais.

  • Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista da RMJP
  • Pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor da RMJP – IPC
  • Pesquisa do Índice de Preços do Comércio Varejista da RMJP – IPCV
  • Pesquisa da Cesta Básica da RMJP
  • Pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor da RMJP – ICC
  • Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da RMJP – PEIC

 

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Economia

Dia dos Pais: mais da metade dos paraibanos pretendem presentear na data, mostra pesquisa da Fecomércio

O Dia dos Pais, que este ano será em 10 de agosto, é uma data importante celebrada pelas famílias de todo o Brasil. E na Paraíba não é diferente! A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP) da Fecomércio Paraíba, mostra que 57,11% dos filhos mostraram o desejo de presentear os pais na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). O resultado é 0,78p.p. maior que o do ano anterior. “Esse resultado se deve ao bom momento que o Estado da Paraíba vem vivendo: tanto na gestão pública, com o Governo mantendo em dia seus pagamentos e investindo no estado, quanto na iniciativa privada, visto que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio vem se mantendo em alta, acreditando no desenvolvimento e crescimento da Paraíba”, destacou o Presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros. Por mais um ano, os artigos de vestuário aparecem como os presentes favoritos, citados por 45,71% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os perfumes (23,27%), calçados (9,80%), relógios (7,35%) e eletrodomésticos e eletroeletrônicos (4,49%). Neste último, os destaques ficaram por conta de smartphones (45,45%) e televisores (18,18%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais de um tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%. E para esse presente dos pais, os consumidores pretendem gastar, em média, R$215,87, valor superior em 6,6% ao registrado no ano passado. E se os filhos gostam de presentear com roupas, os pais também gostam de recebê-las. A pesquisa perguntou aos pais quais seriam seus presentes preferidos e o item vestuário também foi a principal escolha deles, com 43,01%. Em seguida aparecem os calçados e eletrodomésticos e eletroeletrônicos com 12,90% das citações, cada. Já em relação à forma de pagamento, a maioria (54,69%) pretende comprar os presentes à vista. Entre estes, 63,43% vai pagar através do PIX e 24,63% querem fazer o pagamento em espécie. É importante ressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao percentual de desconto oferecido pelos empresários. Por outro lado, entre os que vão compra a prazo, 76,58% pretendem dividir o pagamento em até quatro parcelas. Como nos anos anteriores, os locais das compras mais citados (57,61%) foram as lojas dos shoppings centers. Essa escolha é justificada pelos consumidores devido ao conforto (64,29%), qualidade dos produtos (42,86%) e a variedade dos produtos ofertados pelos shoppings (44,72%).  Já 23,87% irão procurar as lojas localizadas no Centro de João Pessoa. Em seguida aparecem as compras realizadas pelo e-commerce com 21,81%. A pesquisa também procurou saber a avaliação que os consumidores fazem da sua situação financeira neste momento em comparação com a que tinha o ano passado. Do total, 53,85% informou que a situação financeira continuava sem alteração, igual à que tinham em 2024. Um percentual de 30,07% afirmou que está com renda melhor este ano, visto que, destes, 64,34% disseram que houve alta em sua renda. Por outro lado, 16,08% afirmaram estar em situação pior este ano. A pesquisa entrevistou 429 consumidores na RMJP no período de 22 a 28 de julho de 2025. (Crédito da imagem: Freepik) Acesse aqui a pesquisa completa

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Economia

Mais de 98% dos turistas pretendem retornar à Paraíba, aponta Fecomércio

A Fecomércio Paraíba, por meio do seu Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), divulga os resultados da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), referente a 2025. Esta pesquisa, realizada anualmente desde 2006, visa analisar o fluxo turístico da região durante a alta estação, em janeiro, período que registra o maior número de visitantes. De acordo com os dados coletados, a grande maioria dos turistas que visitaram a Paraíba demonstra forte intenção de retornar ao estado. Um impressionante 98,09% dos entrevistados manifestaram desejo de voltar à Região Metropolitana de João Pessoa, representando um aumento de 0,72 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Entre os turistas que estavam visitando a Paraíba pela primeira vez, 96,46% indicaram a intenção de retornar, superando em 2,04 pontos percentuais os resultados de 2024. Além disso, a pesquisa revelou que 98,97% dos visitantes recomendariam a Paraíba como destino turístico, destacando a hospitalidade do povo paraibano, seus atrativos naturais e urbanos como fatores chave para o alto índice de satisfação. “O turismo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da Paraíba, gerando emprego, renda e impulsionando o crescimento de diversos setores, como comércio, serviços e infraestrutura. Esta pesquisa é um instrumento estratégico que orienta não apenas as políticas públicas, mas também os investimentos do setor privado, permitindo que as ações do trade turístico sejam mais eficazes e sustentáveis. Com os dados obtidos, podemos planejar um futuro promissor para o turismo, alinhando suas potencialidades às necessidades e tendências emergentes, sempre com o compromisso de promover um desenvolvimento sustentável e de qualidade para o estado.”, destacou o Presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros.   Expectativas e Pontos Positivos Em relação às expectativas pessoais dos turistas durante a visita ao estado, 29,31% dos entrevistados disseram que suas expectativas foram superadas, enquanto 68,63% relataram que foram atendidas. Entre os turistas que estavam no estado pela primeira vez (37,41% da amostra), 38,58% afirmaram que suas expectativas foram superadas, e 58,66% disseram que foram correspondidas. Quando questionados sobre os aspectos positivos de sua estadia, os turistas destacaram principalmente as praias da RMJP, com 46,39% mencionando-as como o maior atrativo. Outros pontos destacados foram a receptividade do paraibano (13,55%), a gastronomia local (11,05%), a tranquilidade de João Pessoa (6,33%), o prazer de rever familiares e amigos (6,04%) e o clima/temperatura (4,86%).   Avaliação da Infraestrutura A pesquisa também coletou dados sobre a avaliação dos serviços turísticos da região. O Aeroporto Internacional Castro Pinto obteve o maior índice de aprovação, com 97,63% dos turistas avaliando os serviços como “ótimo” ou “bom”. Em seguida, as avaliações positivas envolveram a diversão noturna (96,91%), o comércio (96,27%), a qualidade do atendimento (93,93%), a qualidade das instalações de hospedagem (90,34%), o Centro de Informação Turística (89,06%) e a qualidade das informações turísticas na rede hoteleira de João Pessoa (87,97%).   Locais Mais Visitados As praias da RMJP foram bastante visitadas. As preferidas foram as praias urbanas de Cabo Branco (72,50%) e Tambaú (67,34%), por serem de fácil acesso e localizadas em áreas com ampla oferta de hotéis, bares e restaurantes. Além disso, é nessas praias que geralmente acontecem shows e eventos gratuitos durante o verão. Outras praias visitadas incluem Bessa (59,22%), Manaíra (46,56%), Coqueirinho (38,79%), Cabedelo (30,63%) e Tambaba (27,66%). A pesquisa apontou os outros locais turísticos mais visitados na Região Metropolitana de João Pessoa, destacando a Feirinha de Tambaú (54,73%) como o principal atrativo, seguida pelo Mercado de Artesanato Paraibano (44,89%), o Pôr do Sol do Jacaré (41,29%), o Farol do Cabo Branco (25,38%), o Centro Histórico de João Pessoa (24,24%) e o Parque Solon de Lucena (Lagoa) (17,99%).   Perfil do Turista Os dados revelaram o perfil do turista que visitou a Região Metropolitana de João Pessoa. A maior parte dos turistas era do sexo feminino (54,49%) e a faixa etária predominante foi entre 26 e 35 anos (31,22%). Em relação ao estado civil, 44,77% dos turistas eram solteiros. Quanto à escolaridade, 52,14% possuíam nível superior completo. A maior parte dos turistas trabalha em empresas privadas (32,25%), seguida por funcionários do setor público (23,12%) e profissionais liberais/autônomos (15,02%). Em termos de origem, a maioria dos visitantes veio da Região Nordeste (41,38%), seguida pela Região Sudeste (34,17%), Centro-Oeste (12,67%) e Região Sul e Norte, com 5,60% e 4,86% respectivamente.   Hospedagem, Transporte e Refeições Em relação à hospedagem, a maioria dos turistas (42,56%) se hospedou em meios convencionais, como hotéis. A segunda opção mais escolhida foi a casa de parentes e amigos (38,29%), e 16,20% se hospedaram em casas ou apartamentos alugados, uma modalidade que tem mostrado crescimento desde 2023. Quanto ao transporte, o avião continua sendo o meio de locomoção mais utilizado pelos turistas para chegar à Paraíba, com 51,99% dos entrevistados utilizando esse meio de transporte. O segundo mais citado foi o ônibus interestadual ou intermunicipal, com 32,55%. Durante sua estadia, os turistas realizaram a maioria das refeições em restaurantes e bares (80,12%), seguidos por lanchonetes (30,19%) e padarias (8,39%).   Tempo de Permanência e Gasto Médio O tempo médio de permanência dos turistas na RMJP foi de aproximadamente nove dias, um valor estável quando comparado ao ano anterior. O gasto médio per capita diário foi estimado em R$275,36, o que representa uma alta de 108,14% em comparação com o gasto médio de 2024, que foi de R$167,22. A maior parte dos gastos foi destinada à alimentação (50,17%), seguida por hospedagem (24,91%) e diversão (15,33%).   Metodologia A coleta de dados foi realizada entre 2 e 20 de janeiro de 2025, com uma amostra de 679 turistas entrevistados em diversos pontos da RMJP, como o Aeroporto Internacional Castro Pinto, a Rodoviária Severino Camelo, e pontos turísticos e comerciais da cidade. A pesquisa segue o conceito de turista estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que considera como turistas as pessoas não residentes na região e que permaneceram na área pesquisada por pelo menos 24 horas. Com os dados obtidos, a Fecomércio Paraíba reafirma a importância do turismo como um motor essencial para o desenvolvimento

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Economia

Comércio e Serviços são responsáveis por 70% dos empregos da Paraíba em julho

O mês de julho registrou crescimento no número de postos de trabalho em relação ao mês anterior. Na Paraíba, houve um saldo positivo de 4.389 empregos com carteira assinada. Do total de 498.356 empregos formais em todo o estado, 344.156 são gerados pelos setores do Comércio e Serviços, o que corresponde a cerca de 70% da totalidade. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.   Para o presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, esse crescimento é reflexo de diversos fatores. “Esses números positivos podem ser atribuídos à recuperação econômica geral e à melhora nas condições econômicas locais, que incentivam as empresas a contratarem mais, além de novos investimentos e empreendimentos que o Estado da Paraíba tem recebido”, destacou.   Em julho, todos os quatro setores apresentaram saldo positivo: comércio e serviços (2.162); indústria (1.279); construção (662) e agropecuária (286).   Já no acumulado de janeiro a julho deste ano, foram criados 131.482 empregos com carteira assinada contra 120.431 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 11.051 postos no primeiro semestre.   A capital João Pessoa também obteve um resultado positivo, foram 1.625 postos de trabalho gerados no saldo do período. Em Campina Grande, a diferença entre admissões e desligamentos também foi positiva, com 676 postos de emprego a mais.    

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Economia

Mais de 56% dos consumidores paraibanos devem presentear no Dia dos Pais

Para comemorar o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, 56,34% dos paraibanos manifestaram o desejo de presentear na data. Os dados são da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), da Fecomércio Paraíba, na Região Metropolitana de João Pessoa. Em comparação com o Dia dos Pais do ano passado, houve um leve aumento de 0,24p.p entre os entrevistados que pretendiam homenagear os pais com presentes para comemorar seu dia. “Nós podemos atribuir esse resultado positivo ao aumento do nível de emprego com carteira assinada e à expectativa de aumento salarial para algumas categorias de trabalhadores”, apontou o Presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros. Os presentes que mais serão escolhidos pelos filhos para presentear, por mais um ano, serão os itens de vestuário, citados por 47,08% dos entrevistados. Em seguida, aparecem perfumes (23,75%), calçados (11,25%), relógio (7,50%) e eletrodomésticos e eletroeletrônicos (5,42%). Dentre estes, os mais citados foram os smartphones (42,86%) e televisores (21,43%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais de um tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%. Os pais também foram consultados sobre quais presentes gostariam de receber. Os itens de vestuário também foram os preferidos, citados por (38,67%).  Além das roupas, apareceram na lista: perfumes (16,00%) e eletrodomésticos e eletroeletrônicos (14,67%). Sendo que destes, os mais citados foram smartphones (72,73%) e aparelho de som (18,18%). Para o presente deste Dia dos Pais, os paraibanos apontaram que o gasto médio com as compras deve ser de R$202,49, valor 1,56% superior ao registrado em 2023. A maior parte dos entrevistados (40,83%) deve comprar presentes com valores entre R$101,00 e R$200,00. Em seguida aparece um percentual de 26,25% que pretende gastar em torno de R$51,00 e R$100,00. E um grupo de 2,92% dos respondentes manifestaram o desejo de comprar presentes com valores acima de R$800,00. Mesmo com uma média de gasto maior, os consumidores estarão atentos. A metade dos entrevistados (50,00%) afirmou que vai priorizar o que o pai está precisando e 47,92% vão fazer pesquisa de preço antes de efetivar as compras. Sobre o período de realização das compras, 90,00% querem fazer as compras em agosto. Sendo que 48,75% têm a intenção de comprar o presente na semana que antecede a data comemorativa, com a expectativa que haja redução nos preços dos produtos. Já um grupo de 41,25% pretende comprar na primeira semana de agosto. Em seguida, com um percentual de 8,75%, aparecem os entrevistados que anteciparam as compras dos presentes aproveitando as liquidações de julho. Os locais das compras mais citados pelos consumidores (51,25%) foram as lojas dos shoppings centers. As principais justificativas para essa escolha foram a variedade (44,72%) e a qualidade (43,90%) dos produtos ofertados nos shoppings. Já 24,17% irão procurar as lojas localizadas no Centro de João Pessoa, já que para a maioria (58,62%) essas oferecem preços melhores. Em seguida, aparecem as compras realizadas pela internet com 21,25%. Quem escolheu essa opção apontou os preços dos produtos (64,61%) e o conforto (49,02%) como principais motivos. É importante destacar que o entrevistado poderia citar mais de um local, o que torna o somatório das respostas superior a cem por cento. Já em relação à forma de pagamento, a maioria (58,33%) pretende comprar à vista. Entre estes, 55,00% querem usar o pix, 22,86% vão fazer o pagamento com débito em conta e 22,14% pagará em espécie. É importante ressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao percentual de desconto oferecido pelos empresários. Já entre os que vão optar por pagar a prazo (41,67%), todos irão usar o cartão de crédito e, destes, 77,00% querem parcelar até quatro vezes suas compras. A pesquisa também procurou saber a avaliação que os consumidores fazem da sua situação financeira neste momento em comparação com a que tinha no ano passado. Do total, 57,04% informou que a situação financeira continuava sem alteração, igual à que tinham em 2023. Um percentual de 31,22% afirmou que estão com renda melhor este ano, visto que, destes, 66,92% tiveram aumento na renda e 29,32% conseguiram voltar ao mercado de trabalho. Em sentido oposto, 11,74% afirmaram estar em situação financeira pior este ano.   Perfil dos entrevistados As mulheres representam a maioria dos participantes da pesquisa, com 53,52%. Quanto ao estado civil, os solteiros aparecem em maior número (58,92%) e, em seguida, aparecem os casados ou em regime de união estável (34,98%), divorciados (4,69%) e viúvos (1,41%). A faixa etária com maior número de entrevistados foi de 18 a 25 anos (37,56%), seguida por aqueles de 26 e 36 anos (25,35%). Já em relação à escolaridade, os que concluíram o Ensino Médio apareceram com o maior percentual (41,55%), seguidos pelos que possuem nível superior completo (22,54%). A faixa de renda da maior parte dos entrevistados (31,22%) é de até um salário mínimo e, logo em seguida, aparecem os que recebem entre um e dois salários mínimos (27,70%). Os respondentes com rendimento acima de seis salários mínimos estão em menor número (3,76%). Vale destacar a parcela de consumidores que declararam não possuir qualquer rendimento (16,90%), que são dependentes financeiros do cônjuge, estudantes ou sem ocupação remunerada. Já em relação à ocupação principal dos entrevistados, a maior parte são funcionários de empresas privadas (47,18%), em seguida aparecem os estudantes (14,32%), os autônomos ou profissionais liberais (14,08%) e os funcionários públicos (8,22%).   Metodologia A pesquisa entrevistou 426 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa no período 22 a 29 de julho de 2024.  

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